Muitas formas de amar...

 

““O amor pode ser mostrado de muitas formas... com sutileza, leveza... e envolvimento. A troca de energia e cumplicidade estão sempre presentes nas peças que surgem através de um processo de interiorização da artista... da alma... das mãos... de Rose D’ Freitas!”

Nascida em Votuporanga, noroeste paulista, a artista autodidata Rose Mary de Freitas, 42, artisticamente conhecida como Rose D’ Freitas, traz em suas peças uma marca sempre presente, o “Amor”, representada em todas as suas formas, tamanhos e expressões. Este sentimento que é tão difícil para alguns quando há necessidade de expressar-se... para Rose tornou-se arte! Residente em Ubatuba há 15 anos, ela considera-se praticamente ubatubense, pois aqui encontra sua identidade.
Desde 13 anos, ela já desenhava, porém, em sua fase adulta, optou por profissionalizar-se em psicologia. Tornou-se comerciante, veio para Ubatuba com uma fábrica de batatas fritas, depois a padaria Pão e Vinho, e tantas outras tentativas... até que um dia, ao ler uma reportagem em uma revista de arte, descobriu o Concreto Celular, material usado somente em construção aqui no Brasil, porém na Suíça usado na área artística desde aproximadamente 1840 para esculturas.
Uma de suas grandes paixões até então guardada em um cantinho especial... Rose achou que nunca esculpiria em madeira, mas em um material leve, quem sabe? Foi em busca de seu sonho e surgiu um incrível peixe... A arte foi tomando conta do seu ser e surgiram outras formas até suas verdadeiras, as que se fazem a marca registrada da artista, formas de amor diversos, onde a troca de energia e a cumplicidade estão sempre presente... formas de amor... formas ousadas... por vezes sutis... outras interiorizadas... formas que surgem da alma da artista e tomam dimensões e expressões por vezes inesperadas... Assim surgiu o que para ela transformou-se em um verdadeiro marco: o São Francisco de Assis de 1,20m de altura. Desde então, sua vida direcionou-se decididamente para a arte entregando-se ao prazer do criar e eternizar o seu recado de que a vida é muito mais que dogmas criados pela sociedade se o amor é verdadeiro e recíproco, e sempre suave... as tempestades são apenas aprendizado.
Quando olhamos suas peças é praticamente impossível não nos encantarmos. Assim Rose já classificou-se no Mapa Cultural de 2.000 entre os 100 melhores artistas com a peça “Vida e Encontro” de todo o estado. Também foi classificada no Cone Leste Paulista, expôs individualmente no Center Vale - São José dos Campos, com “Fases de Amor” com 27 peças que atraíram a mídia televisiva e escrita. Recentemente foi convidada a participar do livro “Artistas Brasileiros”, um projeto da Secretaria da Cultura e críticos de arte. Assim ela traz consigo o sucesso, o amor e o nome de Ubatuba. Rose foi convidada para expor em Portugal, já tem hospedagem garantida porém não tem patrocínio para viagem e alimentação. Ela diz que o Brasil ainda não está preparado para receber a arte como em outros países, pois ela como muitos outros sofre por não Ter artista apoio ou espaço devido. Pois nesta viajem, sem dúvida, ela estará levando com sigo o nome do município, do estado e do país, e ironicamente não consegue patrocínio dos mesmos. Adoraria mas não consegue viver somente da arte, assim ela defende o seu dia-a-dia dando aulas do que gosta, porém pretende abandonar futuramente a escola e dedicar-se ao que realmente sabe fazer... arte com amor!
Para entrar em contato com a artista é só ligar para (12) 3832-1925 ou 3833-4177, ou em seu ateliê residencial, rua Praia do Puruba, 173, bairro do Perequê-Açu.